terça-feira, 27 de agosto de 2013

1º CONTRARP-PB

A FASART - Federação dos Artesãos da Paraíba, realiza o 1º CONTRARP - Congresso dos Trabalhadores Artesãos da Paraíba, em 25 de setembro de 2013.

ATENÇÃO Artesão e Artesã da Paraíba, participe deste importante evento da categoria artesã no Estado, se eleja Delegado para participar do VI CONTRARTE - Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, no Espírito Santo.


Socializando convite...


CONTIVE

A DIRETORIA DA FASART-PB, TEM O PRAZER DE CONVIDAR TODOS OS ARTESÃOS, ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS E SINDICATOS DA PARAÍBA, PARA O 1º CONTRARP/PB CONGRESSO PARAIBANO DE TRABALHADORES ARTESÃOS.

LOCAL: PBTUR - AV. ALMIRANTE TAMANDARÉ, 100
TAMBAÚ - JOÃO PESSOA
DATA: 25 DE SETEMBRO DE 2013
HORÁRIO: DE 09:00H ÁS 17:00H


OBJETIVO
Emponderamento dos artesãos da Paraíba sobre os temas pertinentes à categoria, tais como:
Regulamento da profissão, através da PL 7755/10
Luta da categoria por políticas públicas,
Desenvolvimento e Qualificação do produto artesanal,
Espaço de comercialização e Eleição dos 30 Delegados
para o VI CONTRARTE - Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, de 2013, no Espirito Santo, conforme determinação do V CONTRARTE, realizado em 2011, no Rio de Janeiro.

CONTATOS
FASART - PB - 83-3507-0623
Julieta E. Lopes - 83-9684-7360
Edmar Santos - 83-8635-1348
Maria Ricci - 83-9681-2464
Celia Coutinho - 83-9927-1601
COORDENAÇÃO GERAL: MARIA RICCI




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A CNARTS EM BRASÍLIA - DF

A CNARTS mostra o que faz




Uma comissão da CNARTS - Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, se reuniu, em Brasília/DF, nos dias 14 e 15/08/2013, com órgãos governamentais responsáveis pelo desenvolvimento do setor artesanal nacional, objetivando avançar na luta por políticas públicas para proporcionar melhor qualidade de vida para todos artesãos brasileiros; nestas reuniões, a CNARTS conseguiu articular questões importantes para o setor junto a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, através da Sec. de Competitividade e Gestão, onde está  inserido o PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, por meio do seu secretário, Carlos Leony, as quais, descrevemos abaixo:

* Solicitação à Secretaria que está responsável hoje pelo artesanato, para que articule esforços para agilizar o trâmite do Projeto de Lei que Regulamenta a Profissão de Artesão;

* Sugeriu e solicitou um MODELO DE GESTÃO COMPARTILHADA COM O PROGRAMA, para que nós artesãos, através da entidade nacional CNARTS,tivesse o lugar garantido para construir e discutir as ações e políticas para o setor e artesãos; 

* O fortalecimento e ampliação das Feiras Nacionais, garantindo as 5 Feiras nas regiões do país (propostas aprovada  no CONTRATE), não poderá estas feiras, dá abertura para o artesanato internacional;

* Apoio a Feiras Regionais, para fortalecer o escoamento da produção dos artesãos menores que não participam das feiras grandes;

* Criação de um Portal do Artesanato, para além da comercialização, o arregimento e cadastro dos artesãos do país, como também sua divulgação;
* Além da proposta da compra de 01 caminhão maior para os estados, como apoio no escoamento da produção, nas participações nas feiras, ratificou a compra de 01 barco para os estados da região Norte, que tem um grande escoamento através do transporte fluvial, como também sugeriu, a compra de 01 ônibus para cada estado. Este ônibus, serviria para facilitar e apoio a ida dos artesãos as feiras e seu deslocamento nas ações necessárias. Isso irá desburocratizar os apoios aos artesãos, assegura a CNARTS;

* Criação em parceria com os organismos bancários, Linha de Créditos Especiais para os artesãos, a exemplo a linha de crédito do PRONAF. Temos que ter garantido uma linha de crédito que ajude e não penalize os artesãos;

* apoio as entidades num programa de inclusão digital, para que os artesãos possam através de suas entidades, ingressar nesse campo que norteia todo mundo, e a maioria da categoria, ainda está à margem de ter conhecimento, muitos Artesãos ainda estão excluídos do campo tecnológico;

* Participação direta no gerenciamento da Feira da Copa, que será realizada em todas as capitais do país, como também caso ocorra nas Olimpíadas. Solicitamos dois estandes, onde um seria gerenciado pela CNARTS, e o outro pela FEDERAÇÃO do referido estado, onde será realizada a FEIRA. Na totalidade, seriam 02 artesãos por cada espaço, onde teríamos 24 estandes, atendendo a 24 entidades. Isso fortalecerá bastante os artesãos e as entidades;

* Apoio a criação dos Centros de Comercialização e Referência nas capitais do país, como política de escoamento da produção e fortalecimento do turismo;

*Garantia aos artesãos que o prazo para renovação da Carteira seja de 04 anos. Alguns Estados estão dificultando a vida dos artesãos, solicitando que os mesmos compareçam para revalidar suas carteiras com 02 anos, isso tem atrapalhado muito a vida dos artesãos. Pedimos garantia para uma legislação unificada.

Pedimos que seja articulado estudo quanto a CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM  dos nossos produtos. Hoje os artesãos sofrem com a reprodução, reduzindo assim a legitimidade dos Mestres que criaram as peças, comprometendo nossa história;


Além da reunião no PAB, a Comissão da CNARTS esteve reunida no Ministério da Cultura, com a ex-secretária da SEC – Secretaria de Economia Criativa (saiu nesta sexta-feira, dia 16/08/13), Claudia Leitão e a Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação, Luciana Guilherme, onde abriu espaço para uma conversa mais ampliada com o novo secretário, que assumirá na segunda, dia 19/08/13, o Sr. Marcos André.

A CNARTS estará enviando a Ministra Marta Suplicy, documento justificando a inclusão do ARTESANATO, no projeto das unidades CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados.
Considerando o que foi falado pela Ministra, na inauguração do primeiro CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, na cidade de Toledo(PR):... O CEU representa o “alimento da alma”.
Até 2014 serão inaugurados 360 (trezentos e sessenta) CEUs nas 27 (vinte e sete) unidades da federação.
O objetivo das CEUs Centros de Artes e Esportes Unificados é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

O ARTESANATO, presente recebido pela Ministra, no ato de inauguração não pode ficar de fora dessa plataforma. O CEU, é um mecanismo muito importante para formação e inclusão da produção artesanal do Brasil.
Quando se fala em cultura, lazer e mercado de trabalho, não se pode deixar de fora um seguimento e uma linguagem cultural, a exemplo do artesanato. Queremos um espaço nesse projeto, pois nosso seguimento, é um elemento de ponta nas ações que envolvem mudança e melhoria de vida da população brasileira.



A comissão da CNARTS esteve também com a relatora do PL 7755/10, a Dep. Luciana Santos, que debateu sobre as necessidades da categoria e prometeu articular com as demais comissões, para aprovação da Lei que Regulamenta a nossa profissão.

Visitamos a FEIRA DA TORRE DE TELEVISÃO DO DISTRITO FEDERAL, onde escutamos alguns reivindicações dos representantes do DF, e foi sugerido uma articulação junto ao GDF, através do Governador Agnelo Queiroz para apoiar a CNARTS. Apresentamos ao Governo do Distrito Federal, pedido formal, para garantia da nossa Sede Nacional.

Nossa missão apenas está começando, solicitamos a participação de todos artesãos do Brasil.

Acesse nosso BLOG: www.cnarts2.blogspot.com e nos ajude a escrever uma NOVA história para os artesãos do Brasil.

Todos os Estados estão se mobilizando para a realização dos seus Congressos Estaduais. Fique por dentro de tudo, ou nos pergunte, peça apoio, queremos ajudar você a organizar a categoria em seu estado. 

Comunicamos que o VI CONTRARTE será no Espírito Santo, nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, até lá!

Na esperança de poder contar com sua mobilização, pois a partir do momento que você divulga esta mensagem, este BLOG para 01 artesão, você está contribuindo para o crescimento de nossa LUTA.

   ISABEL GONÇALVES BEZERRA - PRESIDENTE ELEITA DA CONFEDERAÇÃO/ 2013 a 2017

“Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la.”
                                                                                                
                  Barbara Pletcher


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Socializando, para conhecimento de tod@s.


AVISO DE PAUTA


Parceria entre Ministério da Cultura e CNPq incentiva pesquisa sobre economia criativa

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), assinará
Termo de Cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq), na segunda-feira, 5 de agosto de 2013, às 16h30, na sede do CNPq em Brasília. O
objetivo é dar apoio financeiro de R$ 2,5 milhões a projetos de pesquisa em temas
relacionados à economia criativa.

O Termo de Cooperação tem como objetivo a consolidação e a expansão dessa temática no
País e também sua difusão através do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) e
dos Observatórios Estaduais que comporão a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento
sobre Economia Criativa.

Cada projeto terá valor máximo de financiamento até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). As
propostas poderão requerer recursos para gastos a título de custeio, capital e bolsas.

Podem candidatar-se aos recursos pesquisadores vinculados a universidades públicas e confessionais
brasileiras, cujos objetos se enquadrem em um dos eixos temáticos, prioritários para a

Secretaria da Economia Criativa, e listados a seguir:

1. Marcos legais para a economia criativa brasileira (tributários, trabalhistas,
previdenciários e administrativos);
2. Empreendedorismo cultural e criativo;
3. Territórios criativos (Arranjos Produtivos Locais, cidades, bairros, pólos etc.);
4. Associativismo, cooperativismo e autogestão de empreendimentos e profissionais criativos;
5. Capacitação técnica e gerencial de profissionais e empreendimentos criativos e
6. Inovação em cultura.

Nos estudos e pesquisas propostos, tais eixos devem estar articulados com as seguintes
expressões do campo cultural: Patrimônio Cultural, Arquivologia; Museu, Artesanato; Culturas
Populares, Culturas Indígena, Culturas Afro-brasileiras, Artes Visuais; Arte Digital, Dança,
Música, Circo, Teatro, Audiovisual, Livro, Publicações e mídias impressas, Leitura e Literatura,
Moda, Design, Arquitetura e urbanismo, Gastronomia Regional e Turismo Cultural.

SERVIÇO
Assinatura do Termo de Cooperação MinC / CNPq
Segunda-feira, 5, 16h30
Sede do CNPq (SHIS QI 1, lote B – Lago Sul - Brasília), sala da Presidência
Contato: Marcelo D’Avila Leal – 2024-2805
(Texto: Andrea Guimarães - SEC/MinC)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

REUNIÃO DA CNARTS C/ A NACIONAL DO PAB

Socializando informação:

Comunicamos que a Presidente da CNARTS Deonilda Machado e a Presidente eleita Isabel Gonçalves estarão se reunindo em Brasília dia 14/08/2013, para tratar de assuntos de interesse geral dos artesãos e artesãs do Brasil.