• Mostra "Origem Vegetal", no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
    Mostra "Origem Vegetal", no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Com abertura marcada para esta terça (22), o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), idealizado pelo Sebrae, abre as portas na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Além de expor o artesanato brasileiro em sua diversidade regional, o CRAB será um espaço de reflexão e aproximação comercial do público com os artesões de todo o Brasil. O espaço conta com loja, sala de exposição e um auditório que irá abrigar seminários e debates sobre o tema. Há também um restaurante no local, especializado em culinária brasileira.
Inaugurando o espaço, a exposição "Origem Vegetal" apresenta um panorama do artesanato brasileiro, com diversos materiais e técnicas. As peças são elaboradas com matérias-primas de origem vegetal, tal como madeira, palha, resina e sementes variadas. Na seleção da curadoria, predominam trabalhos de autoria coletiva, de cerca de 50 associações e cooperativas artesanais, e mais de dez etnias indígenas.
A primeira exposição do CRAB apresenta também peças assinadas pelo designer Rodrigo Ambrósio, que utiliza elementos artesanais, e de mestres mais conhecidos, como Getúlio Damado. Entre os objetos, móveis, luminárias, brinquedos, jóias, esculturas e instrumentos musicais estarão em exibição.
Na abertura da mostra, uma projeção de imagens apresentará o contexto em que as obras são produzidas. Na sequência, cinco salas temáticas reunirão mais de 200 objetos. O projeto de ambientação permite ao visitante conhecer todo o processo de produção das peças.
Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, o CRAB ocupa um casarão que já existia no início do século 19, e que foi sede do Clube Fluminense em 1860. Nos anos 1990, foi tombado pelo Iphan. Completamente restaurado, o edifício conta com três pavimentos e um pátio interno.
Serviço
Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Quando:
 Abertura dia 22 de março de 2016. Exposição "Origem Vegetal" em cartaz até 24 de outubro de 2016. Funciona terça de 10h às 19h, e de quarta a sábado de 10h às 17h.
Onde: Praça Tiradentes, 67, 68 e 71 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3065-4333 e www.crab.sebrae.com.br