terça-feira, 30 de julho de 2013

I CONTRARP - PARAIBA

Socializando,

1º CONGRESSO ESTADUAL DOS ARTESÃOS DA PARAÍBA - I CONTRARP



Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos da Paraíba – FASART/PB - CGC: 02.519.939/0001-92

CONVOCAÇÃO

A Presidente da FASART-PB vem por meio deste convocar a todos os artesões, entidades e parceiros ligados ao artesanato da Paraíba para se fazer presentes no “I CONTARP” no dia 25/09/2013, que será realisado na AFRAFEP, localizado na ponta dos Seixas em João Pessoa/PB.

Programação:
08:hs Cadastramento para o publico artesão e candidatos a delegados.
09:hs e 30m Abertura com a Mestre de Cerimônia Maria Ricci.
10:hs Palavra facultada a membros da mesa.
11:hs Palestra com a (Presidente eleita) da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil  - CNARTS - Isabel Gonçalves
12:hs  Almoço.
13:hs e 30m Organização de grupos para discutir e documentar prováveis soluções em beneficio da categoria do artesanato a nível Nacional e Estadual.
14:hs e 30m Apresentação de cada grupo.
15:hs e 30m Formar o documento, que será discutido no VI CONTRARTE no Espirito Santo.
16:hs Eleição para escolha dos 30 delegados, que representarão o Estado da Paraíba no VI CONTRARTE.

Araruna 02/07/13
Cel. (83) 96847360

domingo, 28 de julho de 2013

ASSUNTO DE INTERESSE GERAL DOS ARTESÃOS DO BRASIL

19ª REUNIÃO DO CNPC - Conselho Nacional de Política Cultural

omingo, 28 de julho de 2013

Socializando a pauta da próxima Reunião do Plenário do CNPC, para que os Artesãos e Artesãs do Brasil, possam apresentar sugestões de discussão, recomendações, moções, etc., para subsidiar a participação do Conselheiro " Artesão Renato Moura" representante dos Artesãos no CNPC.

Obs.: Quem tiver alguma sugestão a fazer, envie e-mail para colegiadoartesanatocnpc@gmail.com, que em seguida encaminharemos ao Conselheiro Renato Moura, que também é membro da diretoria da CNARTS, assim como, a Colegiada "Vaní Mariss" representante dos Artesãos do Norteste no Colegiado.


CNPC

MINISTÉRIO DA CULTURA
                                                             Conselho Nacional de Política Cultural
PAUTA DA 19ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PLENÁRIO DO CNPC

DATA: 30 a 31 de março de 2013
LOCAL: Ed. Parque Cidade, 12º andar – Brasília-DF

DIA 30/07/2013 – 3ª feira

09h30 – ABERTURA

09h30h às 10h30
ITEM I – ABERTURA DA SESSÃO
MINISTRA DE ESTADO DA CULTURA-MARTA SUPLICY
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC-MARCELO PEDROSO

ITEM II - ASSINATURA DA SRA. MINISTRA DO TERMO DE POSSE DO MEMBRO DO COLEGIADO SETORIAL INDÍGENA REPRESENTANTE NO PLENÁRIO DO CNPC

10h30 às 11h30
ITEM III -      APRESENTAÇÃO DA ORDEM DO DIA, PEDIDOS DE INVERSÃO DE PAUTA, REQUERIMENTOS DE URGÊNCIA, PROPOSTA DE MOÇÕES, RECOMENDAÇÕES E RESOLUÇÕES, TERMOS DE PARCERIA

MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA:
A) DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA 18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CNPC
B) DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS ALTERAÇÕES NO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CNPC PARA O 2º SEMESTRE DE 2013
C) DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS DE MOÇÕES E RECOMENDAÇÕES
D) INDICAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO TEMÁTICA DE FINANÇAS E TERMOS DE PARCERIA E COMISSÃO TEMÁTICA DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC-MARCELO PEDROSO
DIRETOR DO SNC E PROGRAMAS INTEGRADOS DA SAI-BERNARDO NOVAIS DA MATA MACHADO

11h30 às 12H30
ITEM IV –   DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA 18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CNPC
ITEM V –    DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS ALTERAÇÕES NO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CNPC PARA O 2º SEMESTRE DE 2013
ITEM VI -    DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DAS MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC-MARCELO PEDROSO
DIRETOR DO SNC E PROGRAMAS INTEGRADOS DA SAI-BERNARDO NOVAIS DA MATA MACHADO

12h30 – ALMOÇO

14h30 às 16h00
ITEM VII –      INFORMES:
                      A) REUNIÕES DOS COLEGIADOS SETORIAIS
                      B) 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC-MARCELO PEDROSO
DIRETOR DO SNC E PROGRAMAS INTEGRADOS DA SAI-BERNARDO NOVAIS DA MATA MACHADO

16h00 às 16h30 – LANCHE 

16h30 às 17h30
ITEM VIII –   INFORME SOBRE O GRUPO DE TRABALHO – MINC/MEC - PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE CULTURA PARA AS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO PELA SECRETARIA DE POLÍTICAS CULTURAIS - DIRETORA JUANA NUNES

DIA 31/07/2013 – 4ª feira

09h00 – ABERTURA

09h00 às 12h30
ITEM IX -    DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS DE MOÇÕES E RECOMENDAÇÕES APRESENTADAS NA 18ª REUNIÃO
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC
DIRETOR DO SNC E PROGRAMAS INTEGRADOS DA SAI-BERNARDO NOVAIS DA MATA MACHADO

12h30 – ALMOÇO

14h30 às 15h30
ITEM X –   INDICAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO TEMÁTICA DE FINANÇAS E TERMOS DE PARCERIA E COMISSÃO TEMÁTICA DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC
DIRETOR DO SNC E PROGRAMAS INTEGRADOS DA SAI-BERNARDO NOVAIS DA MATA MACHADO

15h30 às 16h30
ITEM XI –   APRESENTAÇÃO DO VALE CULTURA” - PELA SECRETARIA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA - SECRETÁRIO HENILTON PARENTE DE MENEZES

16h30 às 17h00 – LANCHE 

17h00 às 18h00 
ITEM XII -    ENCAMINHAMENTOS, INFORMES E BREVES COMUNICAÇÕES
SECRETÁRIO-GERAL DO CNPC
DIRETOR DO SNC E PROGRAMAS INTEGRADOS DA SAI-BERNARDO NOVAIS DA MATA MACHADO


18h - ENCERRAMENTO

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A NOSSA HISTÓRIA

Os artesãos do Brasil estão, há mais de duas décadas lutando para ter a sua profissão regulamentada, buscando dignificar a categoria e fortalecer os caminhos para a implantação de políticas públicas.

Abaixo uma pequena cronologia da luta da categoria:
·         1987 – Movimento Pró Artesão de PE. Participação na Feira do Artesanato Brasileiro, neste momento em SP, os artesãos se uniram e discutiram pauta para a valorização da categoria. Conheceram e discutiram o PNDA – Programa Nacional de Desenvolvimento para o Artesanato
·         1987 – No Parque do Ibirapuera, os artesãos articulam o nascimento de uma Entidade Nacional. Nasce a UNA – União Nacional dos Artesãos
·           Em 1988, realização do 1º ENCONTRO NACIONAL DOS ARTESÃOS. O Estado de Pernambuco ficou responsável pela 1ª Cartilha do Trabalhador Artesão (foram impressos 10 mil exemplares com o apoio do Governo de Pernambuco, através do Pro Rural)
·       
              O Movimento da UNA – União Nacional dos Artesãos, formados pelas entidades: SIND. DOS ARTESÃOS DE PE; SIND. DOS ARTESÃOS DO PA; SIND. DOS ARTESÃOS MS; SIND. DOS ARTESÃOS DE MG; SIND. DOS ARTESÃOS DO RJ; SIND. DOS (ARTESÃOS DO RS E A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA FEIRA DO BONFIM), organizaram o 1º CONTRARTE /RS em 1991, na Usina do Gasômetro e o 2º CONTRARTE/ PE em 1993, no Centro de Convenções de PE. Ambos os Congressos, foram realizados também na Feira Latino Americana de Artesanato.

Em decorrência da mobilização surgiram propostas de projetos de Leis para Regulamentação da Profissão de Artesão (PL 5.580/90; PL 1.089/91; PL1.847/91; PL 3.096/92; e PL 1.311/95). Arquivado por falta de organização da categoria e compromisso dos políticos.

É importante ressaltar que o Presidente Collor de Melo, assinou um Decreto-Lei, genérico para a cultura, que abordava superficialmente a questão do artesanato. Em suas alíneas o Decreto-lei apenas instituía o Programa de Artesanato Brasileiro, sem se comprometer com a regulamentação da profissão.

A proposta do Governo de Fernando Collor foi revogada em 1995, pelo Decreto-lei nº 1.508, de 31 de maio, assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. O Programa de Artesanato Brasileiro perdeu seu conteúdo original-lei do Governo Geisel, transferindo para o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, hoje MDIC.

Período de silêncio da categoria (1994 a 2000). As dificuldades enfrentadas levaram a categoria a um período de paralisação das ações de mobilização, saindo do foco das discussões parlamentares.  
Em 2000 a FACARPE - Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos de Artesãos de Pernambuco, entidade fundada desde 1989 para fortalecer os artesãos e suas entidades, tais como: Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos de Artesãos, conseguiu articular a categoria, tratando de políticas com o Governo Federal e Estadual.

Foi iniciada uma proposta de discussão com a categoria e a FACARPE organizou uma caravana de Feiras, onde aproveitava o evento para discutir com os artesãos as pautas importantes para a categoria, sendo que a REGULAMENTAÇÃO, sempre garantia a prioridade das reuniões e seminários dos seguintes estados: RN, PB, SE, AL, BA, DF, PR, RJ, ES, PA, CE, TO, MS, SC, GO, PE. A partir daí fomos voltando para a discussão que havia paralisado desde o último CONTRARTE (1993).

Em 2000, o Movimento com a participação das Federações dos estados: PE, RN, PB, DF, PR, ES, PA, TO, MS, GO, SC, criaram o Fórum Nacional dos Artesãos. A partir daí fomos voltando para a discussão que havia paralisado desde o 2º CONTRARTE (1993). Em 2004, em decorrência das ações do Fórum, fomos convidados pelo Deputado Eduardo Valverde para discutir o PL 3926 que tratava sobre a regulamentação da profissão dos artesãos.

O Fórum tomou fôlego e discutiu a retomada das realizações dos Congressos. Associando a experiência das realizações anteriores, o Fórum articulou os artesãos dos Estados para a realização do 3º CONTRARTE (2006)

Tendo em vista o movimento de mobilização em Brasília, retomamos o 3º CONTRARTE no Distrito Federal, haja vista a discussão que estava sendo feita junto a Câmara dos Deputados.

A representação do Fórum conseguiu participar das Comissões de Educação e Cultura; Desenvolvimento e Econômico; Trabalho e Emprego, onde os desejos da categoria foram sendo passado e íamos ganhando espaço junto aos Deputados e Senadores, tratando sobre a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DOS ARTESÃOS. Tivemos reunião com o Presidente da Câmara Aldo Rebelo e o Presidente do Senado Garibalde Alves, além de articular com os líderes de cada bancada. Também fomos recebidos em audiência pelos Ministérios do Trabalho, Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Relações Exteriores, Casa Civil (quando a Presidente, Dilma Roussef era Ministra), Ministério de Ciência e Tecnologia, além do Programa do Artesanato Brasileiro e SEBRAE Nacional.

Com a adesão dos Estados o Fórum ficou mais fortalecido, aumentando nossa capacidade de articulação.

Realizamos o 3º CONTRARTE/DF e uma caminhada na Esplanada dos Ministérios. Este evento deu força à categoria que retornou as discussões, com a análise do PL 3926 de Eduardo Valverde, conseguindo abrir caminhos para uma construção junto aos Órgãos Públicos e Privados.

Foi registrado em cartório no DF Carta de Referência do 3º CONTRARTE e encaminhada para todos os Ministérios e o Presidente da República. A partir daí começou a organização da CNART- Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil aprovado pelo 3º Congresso.

O FÓRUM NACIONAL DOS ARTESÃOS, conseguiu mobilização e assinaturas dos Deputados Federais  e Senadores, criando a FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DOS ARTESÃOS DO BRASIL, hoje incorporada à Frente Parlamentar da Cultura.

A FACARPE juntamente com o Fórum, mobilizaram os artesãos brasileiros, no período de realização da FENEARTE e foram realizaos em julho de 2006 o 1º ENART – Encontro Nacional de Artesãos em Pernambuco, em  Julho de 2007 - o 2º ENART, em  Julho de 2008 - o 3º ENART e em julho de 2011 – o 4º ENART.

Seguindo para o Pará, palco da 4ª edição do CONTRARTE, em 2008, a categoria começou a cumprir um calendário e consegue maior  articulação. Não conseguimos tanta mobilização, quanto Brasília, porém ratificamos as proposições principais, onde a Regulamentação da Profissão continuou sendo nossa plataforma principal. Uma das grandes vitórias desse Congresso foi também a aprovação para a criação da CNART- Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, discutida já no 3º Congresso/DF.

Em 2009 foi registrada a fundação da Confederação Nacional- CNARTS, Entidade Nacional registrada no país em defesa dos artesãos, conforme aprovação do 4ª CONTRARTE do Pará.

Fomos para o RJ em 2011, local aprovado no Pará para realizar o 5º CONTRARTE. O Sudeste levou o Congresso para o Rio de Janeiro e mesmo sem muita estrutura conseguimos debater e avançar. Neste momento conseguimos levar um representante do MINC, da Secretaria da Economia Criativa e a Deputada Federal Jandira Fregalli/RJ, que trataram sobre o Tema: Regulamentação, ouvindo da categoria o grito pela regulamentação e políticas públicas para o setor.

Um dos temas aprovados e exigidos no Rio de Janeiro foi que os Artesãos mobilizassem seus Estados para a organização e realização dos Congressos Estaduais para a eleição dos delegados. Este ano o CONTRARTE ocorrerá no Espírito Santo, onde os estados terão que realizar seus congressos estaduais, elegendo assim seus delegados.

Agora em 2013, estamos trabalhando com mais força e articulação para realizarmos um dos maiores congresso da categoria. O 6º CONTRARTE com o Tema: Políticas Públicas Já! Esperamos ter conseguido no Congresso a aprovação do PL 7755/2010, antes desta edição do CONTRARTE, que está em pauta na Comissão de Cultura, porém que já foi aprovado no Senado, garantindo que, seguindo as aprovações das demais comissões na Câmara dos Deputados e aprovadas pelas comissões, não precisará ser levada ao Plenário.

Pedimos aos Colegas Artesãos e Artesãs que divulguem para os demais artesãos do Brasil que não tem acesso a internet, para que todos os artesãos brasileiros tenham conhecimento do que está sendo articulado para realizar um sonho de década desses profissionais que detém o conhecimento do saber fazer de nossa cultura.

Essa categoria é uma profissão milenar que pede a todos: REGULAMENTAÇÃO JÁ!

ISABEL GONÇALVES BEZERRA

PRESIDENTE ELEITA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARTESÃOS DO BRASIL - CNARTS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

LANÇAMENTO DE EDITAIS - SECRETARIA DE ECONOMIA CRIATIVA

ATENÇÃO ARTESÃOS E ENTIDADES ARTESANAIS

A CNARTS divulga Editais:

Edital de Apoio à Formação Para Profissionais e Empreendedores Criativos e o Edital de Fomento a Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa. 



Acesse o Edital > Empreendimentos Criativos

quinta-feira, 18 de julho de 2013

VI CONTRARTE

COMUNICADO


Comunicamos a todos artesãos e artesãs do Brasil que a data do VI CONTRARTE - Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos mudou para 18 e 19 de novembro de 2013, no SESC - Aracruz - Espírito Santo.

O motivo da alteração da data é para oferecer melhor infra estrutura para os artesãos que irão ao congresso. 

domingo, 14 de julho de 2013

AGRADECIMENTO





Prezados Colegas,


Venho agradecer a todos pelo consenso nas diretrizes da eleição da Nova Diretoria.

Trilhamos passos firmes no início da fundação da CNARTS, com a condução da nossa colega Deonilda Machado. O trabalho de fundação e organização inicial, foi imprescindível para o fortalecimento da entidade nacional.

Agora iremos para o segundo mandato da CNARTS. Precisaremos de maior articulação e organização nas bases. Cada Federação desempenhará um papel fundamental para a consolidação da sua existência.

Sabemos das dificuldades de todos! Precisaremos organizar e pautar as prioridades da CNARTS, com um plano de trabalho arrojado e distributivo. 

Nossa meta agora é a organização dos Congressos Estaduais, e nossos delegações estarem no VI CONTRARTE em Espírito Santo. Logo após, realizaremos uma reunião para construirmos esse plano, e desde já, peço a todos que tracem metas tangíveis para nosso planejamento.

Se Deus quiser iremos conseguir consolidar nossas ações no VI CONTRARTE, e daí, fomentar ações de capitalizar a CNARTS, como também, fazer com que ela seja conhecida pela maioria dos artesãos do Brasil, garantindo a credibilidade junto aos órgãos oficiais e privados.

Abraços a todos, com a certeza que unidos, seremos mais fortes.

Um grande abraço em todos!

" EU VEJO A VIDA MELHOR NO FUTURO, EU VEJO ISSO POR CIMA DO MURO, SEM HIPOCRISIA, QUE INSISTE EM NOS RODEAR... (Lulu Santos)


Isabel Gonçalves


sábado, 13 de julho de 2013

FEIRA DE ARTESANATO E TAPETES EM LAGOA DO CARRO - PE


DIVULGAÇÃO DA FEIRA DO TAPETE


Este ano (2013), a Feira do Tapete  e do Artesanato de Lagoa do Carro, acontece nos dias 29 /11 a 01/12 / 2013. Esta é 12ª Edição desta conceituada feira de artesanato.
Reserve seu estante pelo e-mail: tapeceiraslagoadocarro@hotmail.com, não deixe para última hora!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

VI CONTRARTE - BANNER


ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - CNARTS

As entidades filiadas à CNARTS reunidas em Recife no dia 09/07/2013, no Centro de Convenções, deliberaram sobre a seguinte pauta:
1 - Organização e Adminisgtração da CNARTS
2 - VI CONTRATE, no Espírito Santo, nos dias 08 e 09 de novembro de 2013
3 - Convocação para que as Federações realizem os Congressos Estaduais em seus estados para eleger os trinta delegados

NOVA DIRETORIA - CNARTS


MEMBROS DA NOVA DIRETORIA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARTESÃOS DO BRASIL – CNARTS

Presidente: Isabel Gonçalves Bezerra - Pernambuco
Vice-Presidente: Maria das Graças Reis Costa - Espírito Santo

Secretária: Deonilda Müller Machado - Paraná
Vice-Secretário: Adivan Antonio Eneias – Distrito Federal

Tesoureiro: Darlindo José Oliveira Pinto – Pará
Vice-Tesoureiro: Waldir Armando Franke – Santa Catarina

CONSELHO FISCAL:

Titulares: Ivanilda Maria Morais e Silva “Vaní Mariss”  - Pernambuco
                  Julieta de Lourdes Estevão Lopes – Paraíba
                  Renato da Silva Moura – Tocantins
Suplentes: Jean Carlo Gratz Pedrini – Espírito Santo  
                     Malfisa da Silva Rocha – Pernambuco
                     Glaucia  da Silva Mirandola – Espírito Santo