domingo, 23 de março de 2014

O GOVERNO FEDERAL, APOIANDO A COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESÃOS DO BRASIL

A PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO, ISABEL GONÇALVES,  TEVE A HONRA DE REPRESENTAR A CATEGORIA NA ENTREGA DOS CAMINHÕES DO PAB JUNTO COM O MINISTRO AFIF DOMINGOS, A REPRESENTANTE DO PAB EM PE, CÉLIA NOVAES. AGORA OS ARTESÃOS DO BRASIL E DE PERNAMBUCO, TERÃO UM REFORÇO NO APOIO AO ESCOAMENTO DOS ARTESANATO, NAS FEIRAS NO ESTADO E INTERESTADUAL.




  A CONVITE DA SMPE-SEC. DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, A PRESIDENTE DA CNARTS, FALOU EM NOME DA CATEGORIA, AGRADECENDO A GRANDE AÇÃO, META DA POLÍTICA DO GOVERNO FEDERAL, QUE COMEMOROU O DIA DOS ARTESÃOS (EM 19/03/2014), FAZENDO A ENTREGA DE UM CAMINHÃO BAÚ, A CADA ESTADO. TODOS OS REPRESENTANTES DAS COORDENAÇÕES ESTIVERAM PRESENTES PARA PRESTIGIAR ESTE TRABALHO, QUE TEM O CHEFE DE ESTADO, O EXº AFIF DOMINGOS, QUE ESTÁ PONDO EM PRÁTICA O FORTALECIMENTO DA CATEGORIA, HOJE PRIORIDADE NO GOVERNO FEDERAL. A SOLENIDADE CONTOU COM REPRESENTAÇÃO DE ARTESÃOS. MOBILIZADOS PELA CNARTS, ESTIVERAM PRESENTES OS ESTADOS DE: PE, ES, PR, TO, DF, AP e RN. ARTESÃO COM A CNARTS E NESTE GOVERNO TEM MAIS FORÇA E PARTICIPAÇÃO.



    
      A FEDERAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MOBILIZOU A MAIOR DELEGAÇÃO NA SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ARTESÃO EM BRASÍLIA, ONDE FICARAM MUITO FELIZES COM O CAMINHÃO QUE O PAB DOOU AO ESTADO. O ESPÍRITO SANTO TEM DESENVOLVIDO A MAIS AMPLA E DEMOCRÁTICA POLÍTICA NO DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DO SETOR, COM JUSTIÇA SOCIAL PARA OS ARTESÃOS. LÁ A CATEGORIA, ATRAVÉS DA FEDERAÇÃO, CONSTRÓI  POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CATEGORIA. PARA GOVERNADOR, PARABÉNS GUERREIROS DO ES. RESSALTAMOS O GRANDE CONGRESSO QUE REALIZAMOS EM NOVEMBRO/ 2013, COM O APOIO TOTAL DO GOVERNO, ATRAVÉS DA ADERES, NA PESSOA DO SEC. PEDRO RIGO.




      A CNARTS, BUSCANDO MELHORIA NO PROGRAMA DE ARTESANATO BRASILEIRO (PAB), DIRECIONADA AOS ARTESÃOS DO BRASIL, TEVE AUDIÊNCIA COM O MINISTRO AFIF DOMINGOS. NA OCASIÃO FOI APRESENTADA A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES. O MINISTRO ACATOU NOSSAS PROPOSTAS, E JÁ TEREMOS A PARTICIPAÇÃO DA CNARTS, NA REUNIÃO DO PAB, ONDE A CONFEDERAÇÃO REPRESENTARÁ A CATEGORIA. A DIRETORIA ESTAVA PRESENTE JUNTO AO MINISTRO. DO SEC. DE COMPETITIVIDADE, CARLOS LEONY , COORDENAÇÃO DO PAB, MARIA HELENA E CÍCERA ROLIM. AGORA DE MÃOS DADAS, RUMO A DIAS MELHORES!




 
  O ARTESÃO DE PERNAMBUCO SR. PEDRO DE GRAVATÁ, REPRESENTANTE DA FACARPE-FEDERAÇÃO DOS ARTESÃOS DE PERNAMBUCO, PRESENTEOU O MINISTRO COM SEU ARTESANATO, EM AGRADECIMENTO AOS COMPROMISSOS FIRMADOS PELO MINISTRO COM A CONFEDERAÇÃO.




MINISTRO AFIF DOMINGOS – SMPE,  ISABEL GONÇALVES, A PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARTESÃOS, E CARLOS LEONY, SEC. DE COMPETITIVIDADES/SMPE, COMPROMISSO FIRMADO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ARTESÃOS DO BRASIL.




  A CONFEDERAÇÃO/ CNARTS, EM PARCERIA COM A CONAMPE- CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, POR ARTICULAÇÃO DO SEC. DA ADERES/ES, SR.  PEDRO RIGO, VISITA A FUTURA SEDE DA CNARTS. O PRÉDIO QUE FICA  NA TORRE DO PÁTIO BRASIL, DARÁ MAIS FORÇA A CNARTS NA LUTA PELA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTESÃOS NO PAÍS. AGORA TEMOS UMA SEDE OFICIAL. ESTAMOS NO RUMO CERTO, FORÇA ARTESÃOS DO BRASIL, ESSA LUTA É NOSSA! AGRADECEMOS A TODOS QUE FAZEM A CONAMPE. A SEDE FOI VISITADA PELA PRESIDENTE, ISABEL GONÇALVES E O REPRESENTANTE DO TOCANTINS, RENATO MOURA.

A PRESIDENTE DA CNARTS ISABEL GONÇALVES, REPRESENTANDO OS ARTESÃOS DO BRASIL, APRESENTOU PROPOSTAS AO MINISTRO AFIF DOMINGOS, PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA CATEGORIA ARTESÃ BRASILEIRA.
    ENTRE OUTRAS PROPOSTAS: 
      * A DOAÇÃO DE 01 ÔNIBUS PARA OS ESTADOS. COM UM ÔNIBUS, OS ARTESÃOS POR ESTADO, PODERÃO SE DESLOCAR MAIS FÁCILMENTE, JÁ QUE O PROGRAMA NÃO TEM RECURSOS PARA PAGAR PASSAGEM. ESSA AÇÃO FORTALECERÁ A PARTICIPAÇÃO DOS ARTESÃOS NAS FEIRAS NACIONAIS, HOJE OS ARTESÃOS TEM MUITA  DIFICULDADE DE PARTICIPAR, POIS TEM QUE BANCAR TODAS AS DESPESAS. 
      * CRÉDITO ESPECIAL PARA OS ARTESÃOS, A EXEMPLO DO PRONAF, QUE ATENDE OS TRABALHADORES RURAIS, COMO TAMBÉM REIVINDICAMOS, QUE OS ARTESÃOS TENHAM O MESMO TRATAMENTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS,  QUE OS TRABALHADORES RURAIS. 
      * O MINISTRO SE COMPROMETEU EM AJUSTAR E DIRECIONAR AS AÇÕES, SEM QUE SE FAÇA NECESSÁRIO OS ARTESÃOS TEREM CNPJ. NÃO PRECISMOS DE CNPJ, SOMOS TRABALHADORES, NÃO SOMOS EMPRESÁRIOS, DEFENDEU A PRESIDENTE DA CNARTS. 
      * TAMBÉM FOI PROPOSTO QUE A SEMPE/PAB, QUE VAI REALIZAR A FEIRA EM DEZEMBRO EM SP, COM A PARTICIPAÇÃO SÓ DE ARTESÃOS, E DO ARTESANATO DO BRASIL, AMPLIE ESSE MODELO DE FEIRA PARA AS DEMAIS REGIÕES. 
      * O FORTALECIMENTO DOS ARTESÃOS SE DARÁ COM O ESCOAMENTO DE SUA PRODUÇÃO, HOJE O GRANDE GARGALO. O MODELO EXISTENTE SÓ EXPLORA A CATEGORIA.
      * APOIO NO TRÂMITE DO PROCESSO DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO. 
      * CRIAÇÃO DE EDITAIS NO PAB, PARA AÇÕES JUNTO AOS ARTESÃOS. 
      * CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA OS ARTESÃOS DO BRASIL. DOAÇÃO DE COMPUTADORES E CAPACITAÇÃO DE INFORMÁTICA PARA OS ARTESÃOS PODEREM ALÉM DE COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS ONLINE, PODER INTERAGIR E FORTALECER SEU CONHECIMENTO, INTERAGINDO E CONHECENDO MELHOR O PROGRAMA. OS COMPUTADORES SERIAM DOADOS PARA AS ENTIDADES NO BRASIL, QUE DEVEM ESTÁ CADASTRADAS NO PAN, ATRAVÉS DO SICAB.

CONHEÇA MAIS NOSSAS PROPOSTAS, ACOMPANHE NOSSO BLOG.



quarta-feira, 19 de março de 2014

domingo, 16 de março de 2014

GOVERNO FEDERAL HOMENAGEA OS ARTESÃOS DO BRASIL

Neste dia 19 de março, dia  Nacional dos Artesãos, o Governo Federal, recebe uma representação da categoria através da  CNARTS - Confederação Nacional dos Artesãos.

Na ocasião estará entregando os caminhões para cada estado do Brasil, como política de fortalecimento da comercialização dos artesanatos.

Os artesãos que agora tem uma entidade nacional ( a CNARTS), estarão presentes na solenidade, juntamente com artesãos dos estados: PE, ES, PA, RN, TO, DF, PB e PR.

OPORTUNIDADES DE COMERCIALIZAÇÃO DE ARTESANATO NA COPA DA FIFA 2014

* EDITAL DO ARTESANATO NOS JOGOS DE 2014 DA COPA
Artesãos de todo o país terão facilidades para se inscrever no Edital de Artesanato nos Jogos 2014 - Vitrines Culturais, que promoverá a exposição e venda de artesanato durante o mundial de futebol. As inscrições poderão ser feitas via Correios ou através da internet, via sistema SalicWeb.
Para ajudar, o Ministério da Cultura preparou umpasso a passo para orientar o artesão interessado.
O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.
A mudança no edital que permitiu a inscrição pelos Correios é uma forma de garantir a acessibilidade de artesãos que vivem em regiões mais remotas ou tem dificuldade de acesso à internet.
As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.
As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Todos os documentos necessários para participar do projeto, como o formulário de inscrição, termos de autorização de venda e cessão de imagem, entre outros, estão disponíveis como anexos do edital no site do Ministério da Cultura ou impresso nas regionais do MinC.
A partir dessa semana, serão organizadas oficinas e caravanas de mobilização para facilitar e incentivar as inscrições dos artesãos. Nesta quarta-feira (12), será realizada uma oficina em Santos (SP), na sede da Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 – Vila Mathias). No dia 20/3, a oficina será realizada em São Paulo (SP), na sede da Regional do Minc em SP (Alameda Nothmann, 1058, próximo a estação Santa Cecília do metrô).
As sedes das 27 superintendências do IPHAN, das 10 regionais do MinC e as coordenações estaduais do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) vão auxiliar o artesão à se inscrever por correio ou por internet.
Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.
O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República, e do Sebrae.
Também participam do projeto o Sebrae, o IPHAN e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo